• Disponível nas melhores plataformas
TECNOGRAFIA #5

Pensar o género a partir dos jogos digitais

Autor
Luciana LIMA (ITI/LARSyS, IST-ID)
Data
April 25, 2025

Descrição do Episódio

Neste episódio, Luciana Lima fala com Gonçalo D. Santos e Cristina Sá Valentim sobre o livro Pensar o género a partir dos jogos digitais publicado em 2023 em Portugal. A conversa incide sobre as desigualdades de género nas escolhas profissionais no setor e nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), passando pela génese da proto-indústria dos jogos digitais em Portugal e pelo papel da “pirataria” na criação de circuitos de consumo e desenvolvimento de jogos que mais tarde se tornariam numa parte importante do imaginário cultural nacional. Salienta-se a relevância de abordagens feministas interseccionais com o intuito de reduzir as desigualdades de género no setor tecnológico e abrir caminho para uma transformação digital mais justa e equitativa. Destaque também para o filme de animação “Mnema” com estreia marcada para 2025 e realizado a partir dos dados empíricos reunidos neste livro relativos aos desafios enfrentados pelas mulheres que participam no setor dos jogos digitais.

Autora em Destaque

Luciana Lima é doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto e investigadora integrada no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI / LARSyS), onde coordena a linha de investigação “Diversidade, Equidade e Inclusão através dos Jogos Digitais”. Entre 2019 e 2023, cocriou e conduziu o projeto “Game Art and Gender Equity”, cujo principal objetivo foi analisar a integração e a participação feminina no setor dos jogos digitais em Portugal. De entre outras publicações recentes, destacam-se os capítulos “Cape Verdean Recruitment Networks in Portugal: Migrant Women in Engineering Courses” (Routledge, 2025) e “Convergent feminism, gaming, digital transition, and equity” (UA Editora, 2023).

Livro em Destaque:

Luciana Lima. 2023. Pensar o género a partir dos jogos digitais: Uma análise sobre as assimetrias de género na indústria portuguesa de jogos digitais. Porto: Editora Books are Not Dead (BAND).

Filme em Destaque

“Mnema” (2025)

Realização de Carolina Bonzinho e Inês Costa

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=dyyJZf3TpF4 

Entrevistadores

Gonçalo D. Santos é professor de antropologia social-cultural e investigador integrado no CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Universidade de Coimbra. É uma figura de referência dos estudos CTS e da antropologia da China em Portugal. É colaborador da Initiative for US – China Dialogue on Global Issues da Georgetown University, e é o diretor da Rede de Pesquisa Internacional Sci-Tech Asia.

Cristina Sá Valentim é antropóloga social-cultural. É Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no Grupo de Investigação “Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais”, e Docente Convidada na Universidade de Coimbra. Entre as suas publicações destaca-se o livro Sons do Império, Vozes do Cipale. Canções cokwe e Memórias do Trabalho Forçado nas Lundas, Angola (Luanda: FAAN, 2022) que foi vencedor da 3ª edição do Prémio Internacional de Investigação Histórica “Agostinho Neto”.e de Coimbra. Entre as suas publicações destaca-se o livro Sons do Império, Vozes do Cipale. Canções cokwe e Memórias do Trabalho Forçado nas Lundas, Angola (Luanda: FAAN, 2022) que foi vencedor da 3ª edição do Prémio Internacional de Investigação Histórica “Agostinho Neto”.

Página Pessoal do Autor

Podcast Tecnografias

Tecnografias é uma nova plataforma de debate transatlântico em redor de livros recentes na área da antropologia e das ciências sociais. Trata-se de um podcast coordenado por um coletivo de antropólogas/os e cientistas sociais sediado em Portugal e no Brasil. Cada episódio é uma conversa e um convite para refletir sobre os grandes desafios do mundo contemporâneo na sua complexidade e pluriversalidade. Disponível nas melhores plataformas de podcasts, incluindo Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outras. Tecnografias é produzido pela Rede de Pesquisa Internacional Sci-Tech Asia e conta com o apoio do Grupo de Pesquisa “Tecnociência, Sociedade e Ambiente” do CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra.

Equipa de Coordenação:
Cristina Sá Valentim
Gonçalo D. Santos
Rodrigo Toniol
Rosana Castro

Equipa de Produção:
Bruna Coelho
Lívia Humaire