Neste episódio, o antropólogo Jon Schubert discute com Idalina Baptista alguns dos principais argumentos desenvolvidos no seu mais recente livro Working the System: A Political Ethnography of the New Angola (Cornell University Press, 2017) sobre a natureza do domínio político em Angola. A edição portuguesa deste livro está em preparação para tornar o seu conteúdo mais facilmente acessível ao público angolano e ao público lusófono em geral. A discussão neste podcast aborda os desafios de fazer investigação etnográfica num ambiente politicamente muito controlado como Angola, os registos da cultura política angolana que reproduzem o domínio do partido no poder, o MPLA, e o potencial de uma antropologia crítica e engajada para repensar o futuro da África urbana.
Autor em Destaque
Jon Schubert é um antropólogo político e económico com uma longa experiência de investigação etnográfica nos meios urbanos em Angola e Moçambique. Os seus interesses de investigação incluem a vida social das infra-estruturas, o impacto das indústrias extractivas nas políticas africanas, políticas autoritárias, urbanismo de classe média no Sul Global, e desenvolvimento urbano sustentável em tempos de crise climática.
Entrevistadora
Idalina Baptista é Professora Associada em Antropologia Urbana na Universidade de Oxford. A sua investigação centra-se atualmente nos aspetos sociopolíticos, espaciais e históricos de infraestruturas urbanas em Moçambique.